Páginas

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Um Estudo Sobre o Desenvolvimento de Pranchas de Surfe de Bambu

Trabalho de Conclusão do Curso de Design Industrial, apresentado ao Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina, como pré-requisito para a obtenção de grau de bacharel, sob orientação do Professor Douglas Ladik Antunes (Professor do Departamento de Design / CEART / UDESC).

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO apresentado e aprovado para obtenção do título de Bacharel em Design Industrial pela comissão de avaliação composta por:

Douglas Ladik AntunesOrientador
Professor do Departamento de Design / CEART / UDESC

Mauro De Bonis Almeida Simões

Membro
Professor do Departamento de Design / CEART / UDESC

Orlando Labanis Cardoso de Oliveira

Membro
Empresário e Proprietário da Marca H2O Brasil

“Dedico este trabalho aos
meus pais, Paulo e Lisette,
os maiores responsáveis
pela minha formação
acadêmica e humana. A
minha irmã Mariana, por todo
o amor e proteção. Aos meus
amigos, por todo o carinho.”
Bruno Corrêa de Araújo

ESTÍGMA
"O convencional não é regra; é o produto de uma arbitrariedade já banalizada e transformada em necessidade coletiva. Toda a aventura do designer consiste em detonar, tanto quanto possível, um sistema de convenções que é dado a priori como necessário e geral. Essa aventura pressupõe “colocar o dedo” na arbitrariedade do poder dos industriais, o que não é pouca coisa, é claro! Mas é somente desta maneira que um estilo tem todas as chances de se afirmar." Henri–Pierre Jeudy

O presente projeto de pesquisa consiste na criação e produção de uma prancha de surfe a partir de matérias-primas alternativas e de uma técnica construtiva nãoconvencional.
Atendendo ao apelo ecológico do mercado global em geral, e especificamente ao seguimento do surfe, o qual tem grande identidade com as causas ecológicas por sua relação direta com a natureza, foi elaborado um projeto e a respectiva produção, utilizando o bambu laminado e resinas naturais, de uma prancha de surfe. Desde a criação do projeto à construção do protótipo, tanto a tradição do surfe e sua história quanto o desenvolvimento e evolução das pranchas foram características consideradas na criação do protótipo. Essa experiência prática teve como metodologia de execução o “planejar fazendo”. Oresultado desta experiência atesta a viabilidade econômica e produtiva do produto, apresentando, assim, uma alternativa inovadora para este novo e expressivo nicho de mercado. Além disso, essa experiência trouxe uma importante reflexão sobre as diversas outras possibilidades do uso do bambu laminado e de resinas naturais como matéria-prima para criação de outros produtos.

This project consists on the creation and production of a surfboard made from alternative materials and a non-conventional building technique. According to the ecologic causes nowadays in which surfing is included because of its straight connection with nature, the following project had been proposed: produce a surfboard using laminated bamboo and natural resins. From the project creation to the surfboard construction, the surfing tradition, its history and the development and evolution of the surfboards had been considered. This practical experience had used the method of planning during the building process. The result showed us the economic and the production viability, proving the possibility of an alternative way. Besides that, this experience brought also an important perception of using laminated bamboo and natural resins to produce many other products with good quality.

Autor: Bruno Corrêa de Araújo
Projeto: http://www.pergamumweb.udesc.br/dados ... 00000000000C/00000C73.pdf

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rede Social