Páginas

terça-feira, 13 de julho de 2010

listas de 10: 10 Filmes de Surf




Ainda estão para fazer um grande filme sobre surf.
Os surfistas vão reclamar que esta lista não tem aqueles documentários com ondas fantásticas, mas este não é propósito da lista. Não vão dizer depois que eu pipoquei no pico, nem me chamar de jojolão.
Esta lista traz 10 filmes de surfistas, mas nem sempre o surf é o principal na trama. Aloha!


1. Os Três Amigos - The Big Wednesday (clássico máximo do gênero, dirigido por John Millius em 1978. conta a história de 3 amigos surfistas - Gary Busey, William Katt e Jan-Michael Vincent - da inocência em 1962 até 1974, escapando da guerra do Vietnan, que matou vários de seus amigos. o filme mostra, com uma fotografia excepcional, cenários fantásticos, ondas incríveis e alguns dos melhores surfistas da época)


2. The Endless Summer (tá bem, eu disse que não teria documentários, mas esse de 1966, precisa entrar, é sensacional. o diretor Bruce Brown acompanha a aventura de dois surfistas californianos através do mundo, procurando "a onda perfeita". de quebra, um pouco da cultura local de cada praia que visitam. em um mês eles fazem mais do que muitos não fazem a vida toda. se você não gosta de surf, vai passar a gostar)


3. A Praia dos Amores - Beach Party (pura sessão da tarde. em 1963 os filmes com o casal Frank Avalon e Annette Funicello eram o máximo, uma brasa, mora? um antropólogo estuda a vida sexual dos pós-adolescentes através de um telescópio e acaba se interessando pelo casal. quando presencia uma briga, corre cortejar a moça para 'estudar a natureza dos ciúmes' do rapaz. bobagem total, com muita festa, muita praia e muito fake surf, claro)


4. Caçadores de Emoção - Point Break (Keanu Reeves se infiltra numa turma de surfistas, chefiados por Patrick Swayze, que é suspeita de estar assaltando bancos usando máscaras de ex-presidentes americanos. muito surf e muita adrenalina, neste ótimo filme da ótima Kathryn Bigelow)


5. Surfe no Havaí - North Shore (um surfista do interior do EUA - isso mesmo, do interior, surfista de piscina - vai para o Havaí em busca do seu sonho de encarar as maiores ondas do mundo. lá conhece seu guru que vai lhe ensinar a surfar com a alma. ele se apaixona por uma garota, aprende lições de vida, tem um monte de cenas cabulosas com os Pros, e por aí vai...)


6. De Repente, Califórnia - Shelter (um rapaz trabalha numa lanchonete, ajuda a irmã a cuidar do filho e sua única diversão é o surf. até que o irmão mais velho de seu melhor amigo volta à cidade para passar uns tempos e começam a surfar juntos. aos poucos a amizade transforma-se em amor entre os dois. bonito filme, com uma combinação nada convencional de gay e surf)


7. Fábio Fabuloso (o paraibano Fábio Gouveia é uma figura... este ótimo documentário em tom de cordel, conta a história daquele que é considerado o maior surfista brasileiro, mostrando suas grandes conquistas e um pouco de seu lado íntimo e seu carisma)


8. Verão de Fogo - Summer City (devo ser um dos poucos que viu esse filme australiano de 1977, praticamente a estreia de Mel Gibson no cinema, aos 21 anos. no fim dos anos 60, um grupo de 4 amigos vai passar uma temporada na praia, surfar e se meter em confusões com garotas. fora pelo interesse 'arqueológico', o filme é ruim demais, não vale a pena)


9. A Onda dos Sonhos - Blue Crush (uma garota adora surfar e está se preparando para uma grande caompetição. mora com três amigas e, para se sustentar, trabalha como camareira num hotel. no trabalho irá conhecer um grande amor, que vai tirar sua concentração e ameaçar seu campeonato. bobo demais, mas tem quem goste)


10. Tá Dando Onda - Surf's Up (um pinguim surfista sai da sua ilha na Antártida para participar de um grande campeonato. lá faz vários amigos, entre eles um velho surfista que vai lhe ensinar lições de vida e de surf. aaaaah é bonitinho!)

Fonte:
listas de 10: 10 Filmes de Surf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rede Social