Páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2011

EXPEDIÇÃO VOLTA A ILHA DE SANTA CATARINA ECO SUP

A expedição Volta a Ilha de Santa Catarina é uma aventura inédita que será realizada em companhia de alguns convidados num percurso aproximado de 125 km. Além do amor ao mar e todas as suas formas de vida, da superação e aventura a expedição busca resgatar os valores éticos como companheirismo, amizade, solidariedade, respeito humano e o espírito waterman de salvamento aquático. Também busca reconectar o homem a natureza, atingindo A as pessoas através das imagens em sua emoção, para que conhecendo o litoral da Ilha de Santa Catarina, possam amá-lo e preservá-lo, pois só se preserva aquilo que se ama e só se ama o que se conhece.

PARTICIPANTES DA EXPEDIÇÃO:
  • Marco Antônio Gorayeb
  • Professor Roger Souto Mayor
  • Rafael
  • Flavio Testa
  • Andre Larrea
  • Felipe Goetens
  • Chelton Cavaleiro
  • Dudu Schultz

Fotos sensaconais de Sérgio Machado

sábado, 7 de maio de 2011

Volta a Ilha SC - Diário de Bordo VIII - Capitania dos Portos de Florianópolis

AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR CAPITÃO- DE-MAR-E-GUERRA

CLAUDIO DA COSTA LISBOA

COMANDANTE DA CAPITANIA DOS PORTOS DE FLORIANÓPOLIS

Florianópolis, 28 de abril de 2011

Excelentíssimo Senhor Comandante,

Venho através desse apresentar o plano estratégico e solicitar apoio da Capitania dos Portos de Florianópolis para a faina EXPEDIÇÃO VOLTA A ILHA DE SANTA CATARINA ECO SUP, uma expedição que dará a volta remando na Ilha de Santa Catarina em pranchas de SUP – Stand Up Paddle Boards ou Pranchas para Remada em Pé. È uma Expedição sem fins competitivos e lucrativos, composta por amantes do mar e todas as suas formas de vida, mergulhadores profissionais, surfistas de town-in, salva vidas, instrutores de surf, velejadores e watermen e atletas profissionais em geral.

Informo que todos os participantes usarão os equipamentos de segurança obrigatórios, a saber, coletes salva vidas e estrepes amarrados as pranchas, e contarão com uma estrutura de apoio composta por uma embarcação com convés e um Jet ski com sleed utilizado em resgate em eventos de surf e outras atividades aquáticas, e uma unidade de salvamento móvel do Corpo de Bombeiros de SC. Os pilotos das embarcações bem como as mesmas estão devidamente registrados nessa Capitania e trabalharão dentro do procedimento exigido nas NORMAN relativas à atividade.

A atividade será realizada em trechos de remada de aproximadamente 20 km por dia, que serão cobertos num tempo médio de 4 horas, sempre em condições climáticas favoráveis, vento a favor e mar com ondulações pequenas. A saída será pelo lado continental da Ilha em caso de vento sul e da Barra da Lagoa em caso de vento nordeste.

Os locais de parada para descanso escolhidos são abrigados e sem ondas, a saber, a partir da saída:

-Barra da Lagoa - Praia da Armação - Praia do Pântano do Sul - Trapiche da Beira Mar Norte - Praia do Forte de Jurere - Praia da Lagoinha - Praia dos Ingleses

Coloco-me desde já a disposição de Vossa Excelência para maiores esclarecimentos através do fone 48- 99874387.

Atenciosamente,

Marco Antonio Gorayeb

MARCO ANTONIO GORAYEB

MERGULHADOR PROFISSINAL E ATLETA

Volta a Ilha SC - Diário de Bordo VII - Esta Chegando a Hora

Terça feira 19h27min estou sentado na cabana seis do Praia Mole Eco Village com uma sensação de ansiedade entalada na garganta. Estamos aguardando há mais de um mês a condição favorável para realizar nossa volta a Ilha remando e as diversas alterações do tempo não nos permitiram partir apesar de toda vontade. Você deve pensar- ainda não foram? Digo-te eu penso a mesma coisa e aceito que não partimos ainda resignado. Quando decidi realizar essa aventura sabia que teria de aguardar à hora certa em que o mar se abriria para que passássemos, essa hora ainda não chegou, ele não estava de bom humor esse tempo que estamos por aqui, se quisesse não ser bem sucedido já poderia ter partido e desistido se houvesse algum imprevistos, mas quero fazer toda a volta na ilha e só nos resta aguardar a permissão divina para que façamos a nossa jornada em harmonia com o oceano.

Volta a Ilha SC - Diário de Bordo VI - Muita Coisa Aconteceu

Caros amigos muita coisa aconteceu aqui na Ilha durante esse tempo que não escrevi, o mar esteve agitado e aguardamos uma melhoria no tempo que estava muito instável, com ventos fortes alternando constantemente. Com a lua nova parece que o mar e o vento deram uma acalmada e tudo indica que um período com tempo mais ameno e agradável vem por ai, caso isso ocorra há uma grande chance de darmos a partida para a nossa expedição. Muita gente tem me perguntado.. E ai??/ não vai dar a volta?? Quando vocês saem??..A pergunta é simples, mas a resposta bem complexa.

Volta a Ilha SC - Diário de Bordo V - Chuva Forte la Fora

A chuva cai la fora com força dobrada pelo forte vento sul que sopra desde ontem. São quase dez da noite de terça feira e os últimos dias foram bem interessantes. No domingo passei a manha toda escrevendo e atualizando as informações, No período da tarde conheci o remador de Brusque-SC Alvaro Walendowsky, que completou a volta a ilha remando num caiaque oceânico em 27 horas em 4 dias de expedição. Por coincidência ele partiu do mesmo local que estamos agora . Foi sozinho, optando em sair com o vento sul da barra da lagoa e remando ate Jurere no seu 1º dia, cerca de 40 km.

Volta a Ilha SC - Diário de Bordo IV - Ilha da Magia

Prezados amigos, domingo de sol em Floripa, o mar com vento sul moderado a forte, ondulação de sudeste e ondas na casa dos cinco pés. O tempo tem estado meio imprevisível e ontem a previsão errou totalmente. Acordamos cedo e decidimos fazer um treino e saímos do CT da mole passando pelo canal da Barra. Logo no inicio da remada vimos ao longe a galera das canoas havaianas que treinam aqui na Lagoa e sentimos a energia daquele time de verdadeiros waterman remadores.

Volta a Ilha SC - Diário de Bordo III - Relato da Expedição

Prezados amigos muita coisa aconteceu nesses dias que não escrevi. No dia 22 segunda feira formalizamos mais um apoio e nos mudamos para o Centro de treinamento do Floripa Surf Club no Praia Mole Eco Village, estamos no mezanino com uma vista para a lagoa, praticamente na beira da água. Ao redor mais de 25 pranchas no verdadeiro aloha Spirit. Ao chegar com nossas coisas no começo da noite encontramos o filho do Dr Augusto Gonzaga, já falecido e construtor do Hotel na mole. Gustavo Gonzaga é cirurgião velejador e pratica o sup e no momento de nossa chegada partia para uma remada noturna na lagoa que fotografei.

Volta a Ilha SC - Diário de Bordo II

Mais um dia maravilhoso na ilha. Acordamos e fiquei atualizando as noticias para os veículos que acompanham nossa expedição. Onze da manha tomamos um café reforçado na padaria e fomos buscar meu camarada de infância de Brasília, o Igor que já mora há mais de 10 anos em Florianópolis com sua esposa e filhos. Igor tem uma câmera full HD e o levei para que fizesse algumas imagens e entrevistas com nossos parceiros.Levei a Starboard The Point 14´8 para o CT de sup do Floripa Surf Club que fica no Praia Mole Eco Village e a admiração de todos com a prancha foi muito grande, realmente é uma prancha magnífica, chama a atenção pelo seu shape e outline e pelo leme de pé que deixa todo mundo bem curioso para entender como funciona na água. Aproveitei a presença do Igor e fiz uma filmagem desse transito e da chegada da prancha no CT.

Volta a Ilha SC - Diário de Bordo I

A vida sem aventura não vale a pena. Após meses de treinamento finalmente tudo conspirava para nossa partida de Brasília rumo a floripa para a realização da nossa tão esperada expedição. A prancha 14´8 exigiu um rack para o seu transporte e após a aquisição do mesmo e de todos os detalhes financeiros pendentes serem resolvidos nos vimos com a prancha e as malas no carro, só havia um detalhe já eram 17h30min minutos e decidimos partir mesmo sabendo do possível engarrafamento que teríamos de enfrentar.

Projeto Volta a Ilha de Santa Catarina Eco Sup

INTRODUÇÃO
A expedição Volta a Ilha de Santa Catarina é uma aventura inédita que será realizada em companhia de alguns convidados num percurso aproximado de 125 km. Além do amor ao mar e todas as suas formas de vida, da superação e aventura a expedição busca resgatar os valores éticos como companheirismo, amizade, solidariedade, respeito humano e o espírito waterman de salvamento aquático. Também busca reconectar o homem a natureza, atingindo A as pessoas através das imagens em sua emoção, para que conhecendo o litoral da Ilha de Santa Catarina, possam amá-lo e preservá-lo, pois só se preserva aquilo que se ama e só se ama o que se conhece.
A expedição será realizada nas condições climáticas propicias. O roteiro será estabelecido em função das condições climáticas, buscando sempre a remada em down wind. A expedição é um evento sem caráter competitivo, elaborado para ser concluído num período máximo de cinco dias, com critérios rigorosos em relação à questão de segurança de todos os convidados, que deverão se comprometer a seguir as orientações da equipe de apoio e salvamento, Jet Resgate, representada pela pessoa de Romeu Bruno e membros de sua equipe.
Os convidados arcarão com suas despesas e equipamentos e deverão portar o logo dos patrocinadores em seu material e prancha. A idéia é remar o máximo possível durante o dia e dormir em praias mais desertas em barracas ao anoitecer. Cada participante devera providenciar sua barraca e estar equipado para possíveis imprevistos e tempestades de verão que ocorrem muito freqüentemente em Florianópolis nessa época.
A expedição será documentada por filmadoras Full HD de alta definição para dentro e fora da água. Todo material capturado durante o dia será enviado imediatamente após a parada para descanso. Esta garantida uma cobertura do canal de TV a cabo esportivo Sportv, com chance em função da qualidade do material de sair também do Esporte Espetacular. Também haverá cobertura através dos canais de TV aberta e veículos de comunicação em geral contatados através da assessoria de imprensa contratada para o evento. Além disso, será elaborado um documentário de 40 minutos e um teaser de 10 minutos para os canais de TV produzidos pela Atmosphere HD Vídeo.
Buscamos uma verba de patrocínio para custeio de despesas com treinamento e material em geral, alimentação, água, remuneração da equipe de apoio e resgate, produção do material áudio visual do evento, aluguel de barco de apoio e Jet skis. A expedição vai resgatar o espírito de aventura e desbravamento tão esquecido nos dias de hoje, contribuindo para o para o resgate da auto-estima e da cultura náutica dos habitantes locais, alertando-os para a importância da preservação de seu patrimônio natural, as praias da ilha, a vegetação de restinga e os ecossistemas de mangue que protegerão futuramente a cidade de invasões do mar.



CONTEXTUALIZAÇÃO
A ilha de Santa Catarina é parte do município de Florianópolis, situada no oceano Atlântico no litoral sul do Brasil, entre as latitudes 27° sul e longitudes 48° oeste. Tem cerca de 50 km de comprimento por 18 km de largura, totalizando uma área de 424,4 km². O povoamento da ilha de Santa Catarina esta ligado as navegações portuguesas e espanholas, que utilizavam o litoral de Santa Catarina como ponto de apoio para atingir a região do Rio da Prata. Em 1515 a expedição de João Dias Solia Ilhas, cita a baía dos "perdidos", como às águas entre a Ilha e o continente. Os primeiros povoadores europeus da ilha foram náufragos sobreviventes dessa expedição.
Em 1526 chega a Ilha Sebastião Caboto, italiano a serviço da Espanha, e em seus mapas referentes àquela expedição, denominou a Ilha de Santa Catarina de "porto dos Patos". Hans Staden, aventureiro mundialmente conhecido que caiu nas mãos dos Tupinambás canibais do atual estado de São Paulo, passou pela Ilha de Santa Catarina. Em seu livro "Viagem ao Brasil" ele publicou o que pode ter sido um dos primeiros mapas detalhados do que hoje é Florianópolis.
O nome de Santa Catarina aparece, pela primeira vez, no mapa-múndi de Diego Ribeiro de1529. Em 1541, aporta no continente fronteiro à ilha, a expedição de D. Alvar Nunes Cabeza de Vaca, comandante que se intitula "Governador de Santa Catarina". Em 1672 é fundada a povoa de Nossa Senhora do Desterro pelo bandeirante Francisco Dias Velho. A partir de 1715, com a concessão de sesmarias a portugueses, como Manoel Manso de Avelar, passa-se a sentir a necessidade de povoamento da Ilha, como forma de se defender do assédio constante por parte de navios estrangeiros.



JUSTIFICATIVA

Florianópolis é uma cidade numa ilha, possui 42 praias e uma beleza natural exuberante. Nos últimos vinte anos foi altamente divulgada pela mídia como local paradisíaco, ponto perfeito para a pratica de esportes radicais e cidade com alta qualidade de vida. Isso a transformou de uma cidade pequena no ícone de moradia de grande parte da população brasileira.
Nos últimos dez anos a migração para Florianópolis foi intensa e acompanhada pela grande quantidade de construções no seu território limitado. Apesar dessa super exposição ainda possui praias com grande beleza natural e algumas praticamente intocadas, com grande diversidade ambiental aquática e terrestre que servem de berçário para a reprodução de diversas espécies. Entretanto essas praias são ameaçadas pela expansão imobiliária desenfreada que destrói a vegetação de restinga fixadora de dunas, responsável pela contenção das invasões do mar.
Apesar de possuir em suas raízes a atividade náutica e aquática a cidade não oferece opções de lazer náutico ou escolas de esportes aquáticos e afins para a população de baixa e media renda, os jovens na sua maioria ficam sem condições de adquirir equipamentos e orientação técnica adequada para pratica de atividades náuticas e esportivas. Os equipamentos são muito caros e inviáveis para os menos favorecidos financeiramente. Além disso, existe um grande numero de pessoas que mora na Ilha de Santa Catarina que não conhece e nem imagina a exuberância do contorno do seu litoral, sua natureza e suas praias mais afastadas.
Florianópolis apresenta condições extremamente favoráveis a pratica do SUP – stand up paddle boards- grandes pranchas com remos para remada em pé- que possibilitam a vivência aquática de forma lúdica e segura alem de oferecer um ótimo condicionamento físico. Com esse contexto cabe a criação de uma expedição voltada para a valorização das praias da Ilha, objetivando difundir a cultura aquática com a utilização do SUP que propicia a pratica de uma atividade náutica com atividade física aliadas à conscientização ambiental.

Objetivo Principal
Realizar uma expedição para dar a volta completa na Ilha de Santa Catarina remando de Stand Up paddle boards realizando uma captação das imagens da expedição, da ilha seus costões, suas praias e de sua natureza que possibilitem a sua utilização como instrumento pedagógico para a conscientização ambiental, resgate das tradições náuticas e estímulo à prática do SUP.

Objetivos Secundários:
  • Fomentar a pratica do SUP e das atividades aquáticas.
  • Promover o intercambio esportivo sócio-cultural e estimular a pratica de atividades aquáticas.
  • Estimular a autonomia a e solidariedade, o companheirismo a amizade e o espírito de cooperação.
  • Promover o resgate da auto-estima do envolvidos no projeto.
  • Promover a mobilização da comunidade na defesa de seu ambiente
  • Incentivar a prática do esporte como alternativa as drogas, prevenção de doenças e estímulo a vida saudável
  • Apresentar aos beneficiados pelo projeto os ecossistemas de mangue e restinga
  • Estimular a construção, o fortalecimento e o exercício da cidadania, motivando a atuação do cidadão como agente de transformação social.
  • Incentivar a participação feminina nas atividades propostas
  • Capacitar os beneficiados como atores no processo de gestão ambiental
  • Conectar os beneficiados do projeto ao mundo através do site do projeto na internet
Metodologia
A metodologia do projeto esta fundamentada em dois princípios:
1- Você preserva aquilo que ama e só se ama o que se conhece.
2- Mente sã em corpo são.
Quem degrada a natureza é o homem e só mudando o homem podemos mudar esse quadro assustador. O motivo de o homem ter se tornado o único animal que destrói o meio que habita foi a sua separação, sua desconexão da natureza, do mundo natural. Ao apresentar o material coletado na expedição pretende-se através da emoção resgatar essa conexão e mudar o modelo de comportamento do homem de degradador para sustentável. Além disso, os atingidos poderão conhecer a Ilha de Santa Catarina e assim dentro do princípio proposto preservá-la.
O esporte é uma atividade altamente saudável que propicia benefícios físicos e mentais. A prática da atividade física de forma correta e bem orientada pode trazer um novo horizonte profissional para muitas crianças em sua fase de formação. A prática do Sup une os benefícios do esporte ao mundo náutico, resgatando a herança náutica de nossos colonizadores portugueses marinheiros de reconhecida coragem e habilidade no mar.
Pretende-se atingir os objetivos propostos através da realização da expedição com as seguintes etapas:
  1. Treinamento físico e técnico.
  2. Planejamento da logística
  3. Volta a Ilha remando de SUP
  4. Criação de um site na internet, que será gerido pelos beneficiados pelo projeto.
  5. Criação de documentário de 40 minutos e um teaser de 10 minutos (para os canais de TV) produzidos pela Atmosphere HD Vídeo, de acordo com o patrocinador.
A atividade de remada será realizada durante o dia e o pernoite será realizado em praias ou costões de preferência locais desertos e intocados, em barracas levadas nas pranchas.
A água e comida serão fornecidas pela equipe de apoio Jet Resgate.
O percurso será a volta completa na Ilha de Santa Catarina.
A coleta de imagens será realizada com seis maquinas de foto e filmagens de alta definição. As atividades de remada serão realizadas com o máximo rigor em relação ao quesito segurança, todos com coletes salva vidas e monitorados o tempo todo.

CUSTOS
Nossas necessidades são o custeio da estrutura de apoio a saber embarcações, combustivel e salario para os marinheiros para a duração da remada que sera de aproximadamente 5 dias...:
  1. Barco de apoio com convés - capacidade para 10 pessoas - aluguel R$ 1.000,00/ dia + R$100,00/hora de motor ligado - Total R$ 6.500,00 pelos 5 dias
  2. 2Jets Ski + 1 bote inflavel - serão emprestyados pela wind center e pelo surfista de town in Carlinhos -  Combustível - 2.000,00 para os 5 dias
  3. Salário para pilotos de jet e marinheiros - 5 pessoas x R$ 150,00 dia x5 dias = R$ 3.750,00
TOTAL - R$ 12.250,00

MIDIA:
  • TV
  • Jornais
  • Filmes em full HD para o patrocinador com teaser de 10min com uso livre de imagens... 
  • AINDA TEM ESPAÇO PARA EMPRESAS INTERESSADAS EM APOIAR, CLIQUE AQUI PARA ENTRAR EM CONTATO 

PARTICIPANTES DA EXPEDIÇÃO:
  • Marco Antônio Gorayeb
  • Professor Roger Souto Mayor
  • Rafael
  • Flavio Testa
  • Andre Larrea
  • Felipe Goetens
  • Chelton Cavaleiro
  • Dudu Schultz
NOSSOS APOIADORES SÃO:
  • Marcelo Morroni
  • Clube Katanka/Pranchas Starboard
  • Tecidos tecnologicos Santa Constância
  • VO2 Max roupas para atlteas de alto rendimento
  • FLORIPA SURF CLUB
  • ROMEU BRUNO E JET RESGATE
  • Praia Mole Eco Village
  • Wind Center
  • Spa Inner Revolution
  • Bless Sports
  • Pranchas Alzair Russo
  • Truzz
  • Fecasurf
  • Foco Surf
  • Restaurante Beco do Açai
  • Igor Viegas e Gustavo Frejat Imagens e Vídeos
  • Iate Clube Veleiros da Ilha
  • Capitania dos Portos de Florianopolis

MIDIA E RETORNO DO PATROCINADOR

O logotipo do patrocinador será inserido com destaque em todo material e estrutura do evento, a saber, pranchas , barcos , jet skis, , adesivos, cartazes, plotters.
Será fechado um plano de mídia com objetivo de garantir a filmagem da aventura com seis câmeras full HD e a exibição desse material no canal de TV a cabo Sportv. O material coletado também será apresentado ao diretor do programa esporte espetacular com possibilidade de sair no esporte espetacular, dependendo da qualidade das imagens captadas.
Além do plano de mídia televisiva será contratado um assessor de imprensa para divulgação da expedição, o patrocinador será citado com destaque nas entrevistas, matérias e nos releases criados pela assessoria de imprensa que enviara os mesmos para os maiores veículos de mídia impressa do país.
Ao final da expedição um release eletrônico ou teaser com tempo de dez minutos será entregue editado pela equipe da Atmosphere HD Vídeo. Existe a possibilidade de produção de um documentário de 40 minutos da expedição pela Atmosphere HD Vídeo produtora, esse documentário tem um custo de R$ 30.000 e pode ser institucional do patrocinador.

RETORNO SOCIAL
O material da expedição pode ser utilizado em palestras motivacionais dentro de empresas e também em escolas publicas da comunidade.
Seria interesante realizar a expedição com fones e mini modens da empresa fazendo imagens da utilização dos mesmo no meio do oceano, com as imagens passiveis de negociação para produção de comerciais para TV e mídia em geral.
Apoiadores:






Autor: Marco Antônio Gorayeb

Tudo vale à pena quando a alma não é pequena

 

“Tudo vale à pena quando a alma não é pequena, Quem quer passar alem do Bojador tem de passar alem da dor”. Fernando pessoa

Esse poema me faz refletir muito sobre esse momento que estou passando. A alma humana pode ser medida e colocar no patamar inferior ou superior quem lhe apraz. Almas pequenas podem minar grandes sonhos e grandes realizações e não fazer nada valer a pena. E a dor que temos de sentir para passar o Bojador, o limite do atingível que todos nós tememos, por ser desafiador e trazer incertezas, dores, perdas e frustrações.

Quantas almas pequenas e quanta dor ainda vêm por ai? Muita me creio e não desanimar é às vezes uma tarefa impossível de ser realizada. Estou escrevendo isso, pois não sei se todos sabem, mas fui preso no ano de 2005, acusado de aliciar pessoas para o trafico, fui solto no mesmo ano, NÂO TENHO CONDENAÇÂO na justiça e apesar disso e de minha vida seguir em frente a todo instante almas pequenas me fustigam e me fazer sentir pelo seu preconceito a dor.

Há uns meses atrás nosso projeto foi selecionado pelo site Catarse para estar na sua pagina de captação de recursos, menos de 48 horas depois de entrar no ar um comentário “só esqueceram de dizer que ele foi preso, não que não possa ter se recuperado....” e os administradores me ligaram e pedi que o projeto fosse retirado do site por não querer causar transtornos para eles. Depois o site Foco surf começou a fazer o diário da nossa expedição alguém foi lá e postou vários comentários, que sou hipócrita, traficante, que bato em mulher, que levo cocaína em pranchas e por ai vai.

E finalmente no dia de hoje um shaper que apóia a nossa expedição e vai conosco no trajeto me disse que a rede Record e a RBS haviam se interessado em fazer matéria conosco sobre nossa aventura, mas ao lerem o diário do Foco Surf e verem os comentários desistiram da pauta. E eu me pego pesando ate quando, vou se julgado, acusado, ofendido e humilhado por pessoas que não tem a decência de entender que errar faz parte da natureza humana, que todos podem errar e quando tem oportunidade de acertar e acertam devem ser no mínimo respeitados.

Entrei na UNB com 16 anos de idade, me formei com 21, fiz o curso de mergulho autônomo e dependente na Marinha do Brasil, tenho mestrado em Engenharia Ambiental, realizei mais de 30 campeonatos de surf e já trabalhei neles em todas as funções, já fiz diversos eventos diferenciados entre eles o 1º campeonato de ondas grandes da historia da ABRASP, treinamento da equipe catarinense de surf amador, escrevi para a hardcore e o site câmera surf, e fiz MESTRADO na UFSC em engenharia ambiental com o titulo “O surfista como ator no processo de construção da sustentabilidade – uma proposta participativa”. Tenho vários projetos desenvolvidos e apesar disso insistem em dizer que sou traficante.

Só para esclarecer faço essa expedição com recursos oriundos da minha criação de peixes que tenho em casa em Brasília, antes de viajar fiz uma despesca que custeou a minha viagem. Traficantes não vendem peixes, vendem drogas, não se preocupam em remar ou fazer esportes, se preocupam com seus negócios escusos, um desafio desse nível da nossa expedição é como correr quatro maratonas e um traficante não consegue correr 10 minutos na pelada do bairro. E para finalizar eu fui preso e daí?? A Dilma também foi. Errar é humano e perdoar é ser divino, ate quando uma pessoa terá de ser apedrejada por outras que também tem vários defeitos, pois também são humanas?

Concluindo quero dizer que quando decidi fazer essa expedição não me preocupei em estar na mídia, pois para mim o sup é totalmente anti-ego. Remo em Brasília sozinho e não busco ser visto ou conhecido. Há um ano eu retirei um tumor maligno do meu rim e estava de cama três meses seguidos, com 48 anos de idade imaginando se algum dia ia conseguir ter um ritmo de atividade física ao menos próximo do que já tive. Hoje em dia remo 6 horas por dia e poderia remar mais, não quero mídia, não quero dinheiro, não quero egos, eu remo para me afastar dessas almas pequenas, da dor, passar por cima de todo preconceito, de toda ofensa. Cada remada faz minha prancha deslizar por cima de toda essa hipocrisia e cada avanço deixa para traz esse preconceito e nessa volta a Ilha eu vou deixar tudo de ruim para traz, toda alma pequena, toda hipocrisia, toda inveja, todo preconceito e depois só haverá mar...

OBRIGADO SENHOR – ONDE EXISTE DEUS NÃO EXISTE O IMPOSSIVEL...

Autor: Marco Antônio Gorayeb

Rede Social